top of page

O Sonho da casa própria com as novas taxas voltou a ser cogitado pelas famílias brasileiras, e de fato está mais acessível se tratando de condições para sua compra.


O que sempre vem junto da possibilidade de compra é saber como fazer, como agir, quem procurar e quais os documentos serão necessários para essa compra.

Baseado nessa dificuldade, este artigo vai poder dar

um norte ao início de sua pesquisa, para que essa

realização não se torne uma dor de cabeça futura.


O primeiro a ser analisado é o comprometimento da

renda familiar com a aquisição do crédito, valor por

mês a ser pago. Hoje o limite é 30% de

comprometimento da sua renda bruta familiar, mas

tem que levar em conta além da parcela as demais

despesas e contas que seu novo lar irá dar

mensalmente.


Após essa análise, procure uma consultoria, um correspondente bancário, gerente de banco ou um corretor, pois eles vão ajudar a fazer as primeiras pesquisas com relação as melhores taxas para seu orçamento. Mas tome cuidado com gerentes de conta e nunca faça nada antes de ter no mínimo 3 orçamentos e simulações para seu crédito. Gerentes de bancos pensam somente em suas metas e no que é melhor para o banco e não o que é melhor para você cliente, fique atento a isso.


Somente depois de saber o crédito que terá disponível e saber o limite de sua compra deverá procurar um imóvel com auxílio de um corretor consultor especializado. Isso e válido para que não olhe e goste de um imóvel mais caro do que pode pagar e não ficar frustrado com isso. Uma coisa muito importante é que os bancos só liberam 80% do crédito e em alguns raros casos de perfil de cliente chegam até 90%. Então você terá que ter 20% em média em capital ou FGTS para poder dar de entrada na compra e ainda mais o valor das taxas e custas financeiras que todo o processo vai gerar (Impostos, cartórios, consultorias e taxas bancárias). Em média esse valor das taxas fica em torno de 5% do valor de compra do imóvel.


A documentação necessária é a de praxe para qualquer aquisição se tratando de crédito: documentos pessoais, imposto de renda, comprovações de renda, residência e, acima de tudo, ter o nome livre de restrições financeiras, não ter o nome sujo na praça!


Com essa base, ter um consultor, correspondente, corretor, entre outros profissionais da área, faz com que o cliente faça uma aquisição e uma compra mais tranquila. Com a assessoria especializada os direcionamentos e escolhas serão certas sem acarretar problemas futuros.


Ficando atento a esses passos você fará um compra consciente realizando o sonho da casa própria!







 
 
 


O Consultor é um profissional que se especializou através de estudos e cursos em uma área de mercado para atender pessoas que estão em busca de informações sobre uma área ou assunto específico!


Os profissionais como Corretores, agentes financeiros e Despachantes são Consultores porque estudaram e entendem sobre imóveis, taxas de juros, linhas de crédito e documentações.


A contratação de um Consultor profissional qualificado é um investimento. Ele vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre um assunto que o cliente não domina e sem uma consultoria de um profissional podem cometer erros graves e irreversíveis na compra de um imóvel, por exemplo.


Vamos exemplificar para ficar mais claro...


Um cliente sozinho pode ir a um banco, fazer um simulado, fazer uma análise leiga olhando a taxa de juros nominal que o banco oferece na compra de um imóvel e fazer a contratação diretamente com um gerente. Simples assim, mas muito perigoso. Com certeza esse cliente fará um péssimo negócio. Com o intermédio de um consultor de crédito imobiliário, o cliente pode ter simulados de vários bancos diferentes, análise e interpretação dos simulados, comparação entre todas as taxas, CET e CESH, e ainda fazer proposta para melhoria das taxas juntos aos bancos. Fazendo um cálculo rápido em um crédito contratado em 35 anos, se uma proposta feita diretamente para o banco resultar em um abatimento na taxa de juros efetiva de 0.5% a.a, o valor final a ser pago vai impactar em valores exorbitantes de economia para o cliente. Nessa Expertise de negócio, somente profissionais em cada área conseguem chegar e com essa economia pela taxa, você verá o quanto valeu o investimento na contratação de um consultor especializado.


Da mesma forma, um cliente pode comprar um imóvel diretamente do seu vendedor proprietário, mas as análises documentais de certidões e débitos podem esconder problemas graves futuros.


Hoje capto muitos clientes com problemas em seus imóveis, clientes que comparam sem intermédio de um Corretor, adquirirem crédito com taxas altas e correções com índices altos, e hoje buscam regularizar os pagamentos de suas parcelas, renegociar suas dívidas junto aos seus bancos e construtoras em que se arrependem de não ter feito uma pesquisa melhor no ato da compra. As entre linhas de um contrato trazem palavras desconhecidas e no calor do momento e na empolgação da realização de um sonho, os clientes olham a parcela inicial somente, sem ver as atualizações e reajustes futuros acarretando em distratos e prejuízos grandes.


Valorize esses profissionais, uma decisão mal analisada pode fazer seu sonho virar pesadelo em poucos minutos!




 
 
 

As notícias do mercado são ótimas, melhor taxa de juros de todos os tempos devido à queda da taxa Selic. Mas será que é isso mesmo ou tenho que analisar algo mais?


Vamos analisar juntos...


Quando você contrata um crédito imobiliário, você não está só adquirindo a taxa de juros, está também contratando um seguro de vida e pagando a taxa administrativa dentro do mesmo contrato.


Estou tendo muita procura para aprovação de créditos e simulados. Vejo que quando um banco é contratado, junto a ele contrata-se também a sua holding para o seguro de vida, isso faz com que você leve um seguro de vida mais caro, ou seja a taxa de juros baixou mas estão colocando você para pagar mais caro pelo seguro de vida, ganhando mais do outro lado.


Como não é permitida a aquisição de seguro fora do contrato do crédito imobiliário, existe a possibilidade de escolha ou mesmo de barganha em menor taxa para o seu seguro de vida, por isso existe a necessidade de ter um especialista que entende, saiba o que fazer e indique o melhor banco e seguradora para que seu contrato não passe da menor taxa de juros da história para o seguro de vida mais caro possível. Olhar só o caput dos simulados e ver a taxa nominal baixa e fazer só essa simples comparação pode fazer você se dar muito mal no final de tudo!


Para pessoas com idades mais avançadas, o seguro de vida, pelo risco, é bem mais caro. Com isso, o simples fato de fazer seu contrato com um outro banco que tenha a taxa de juros mais cara pode ficar melhor porque ele te dá um seguro de vida mais barato, reduzindo o valor do montante final a ser pago.


Vamos ficar atentos a isso. Nem sempre a menor taxa de juros é o melhor resultado em se tratando de crédito imobiliário!

 
 
 

© 2025 por Ricardo Chiarelli. 

bottom of page